“Todo grande livre merece uma grande capa.” É assim que o projeto “Recovering The Classics” (“Recuperando os clássicos”, em tradução livre), defende seu objetivo: criar novas capas para clássicos da literatura.

O projeto, criado pela Biblioteca Pública de Nova York, em parceria com a Casa Branca e a Biblioteca Pública Digital, abriu um chamado em 2013 para que leitores e fãs fizessem suas próprias versões de seus livros favoritos. O projeto é voltado a livros que estão em domínio público, ou seja, cujos direitos autorais já expiraram.

Qualquer artista pode enviar seu trabalho. As artes ainda estão sendo transformadas em cartazes, estampas de camisetas e canecas e são vendidas (https://shop.thecreativeactionnetwork.com/) por preços em torno de R$ 100 (e são entregues ao Brasil). As ilustrações são licenciadas em Creative Commons, o que permite a qualquer um reproduzir as artes para fins não comerciais, desde que dê crédito aos autores.

“Infelizmente, muitos dos maiores clássicos em domínio público são deixados com capas má desenhadas e autogeradas que falham ao capturar o que faz deses livros algo empolgante e inspirador a nós. Juntos, podemos fazer esses clássicos continuarem frescos e acessíveis para uma nova geração de leitores”, dizem os criadores.

O site Nexo Jornal compilou algumas capas. Veja aqui.

 

Com informações do Nexo Jornal.