O Dia Mundial da Poesia foi criada pela UNESCO em 1999 estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.

Diversas atividades acontecem em centros culturais, casas de culturas, bibliotecas, livrarias e escolas pelo mundo. É comum a organização de saraus literários para incentivar a leitura de poemas e a produção de textos poéticos. Além disso, são realizadas visitas às bibliotecas onde os estudantes escolhem e leem livros de grandes poetas.

Para atividades dentro da escola, é possível organizar eventos literários, produção de cartazes ou mesmo de poemas pelos alunos. Alguns desses eventos podem incluir um concurso literários, onde seja eleita a melhor produção. A leitura de poemas na sala de aula pode ser uma boa opção para despertar nos alunos o gosto pela poesia.

Poesia x Poema

Você sabe a diferença entre poesia e poema? De acordo com o dicionário Aurélio, poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”, enquanto poema é “Obra em verso ou não em que há poesia”.

No Brasil

O “Dia da Poesia” foi oficializado através da Lei n° 13.131 de 03 de junho de 2015.

“Art. 1º É instituído o Dia Nacional da Poesia a ser celebrado, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade.”

A data faz referência ao dia do nascimento do escritor modernista Carlos Drummond de Andrade. Drummond é um dos nomes mais destacados da literatura brasileira.

Até então, o Dia da Poesia era celebrado em 14 de março, nascimento do poeta romântico Castro Alves.

O site Listas Literárias relacionou dez dos melhores poetas brasileiros. São eles: Castro Alves, Mário Quintana, Cecília Meireles, Mário de Andrade, Olavo Bilac, Ferreira Gullar, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos e Raul Bopp.

E ai? Você concorda com a lista?