O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), completou 49 anos de fundação no dia 21 de novembro. Responsável por executar parte das ações do MEC relacionadas à educação básica e ao ensino superior, o FNDE também presta auxílio financeiro e técnico aos municípios, executando ações que contribuem para uma educação de qualidade.

A finalidade do FNDE é captar recursos financeiros e canalizá-los para o financiamento de projetos de ensino e pesquisa, de acordo com as diretrizes do planejamento nacional da educação. Também é responsável pela execução de projetos e programas relacionados à educação superior e ao ensino técnico.

A equipe que compõe o FNDE é formada por engenheiros, arquitetos, nutricionistas, jornalistas, publicitários, advogados, economistas, pedagogos, administradores, biólogos, psicólogos, educadores físicos, analistas de sistemas, bibliotecários e profissionais de outras áreas do conhecimento que fazem com que todo o país seja alcançado pelos recursos e benefícios geridos pelo órgão. São mais de mil trabalhadores ao todo. Silvio Pinheiro é o atual presidente da autarquia

Entre os programas e ações geridos pela autarquia estão projetos de melhoria da infraestrutura das escolas, como Alimentação Escolar, Biblioteca da Escola, Caminho da Escola, Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional do Livro Didático, Plano de Ações Articuladas, Proinfância e Transporte Escolar. O FNDE também é responsável por repassar a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Saiba mais sobre o FNDE no site: www.fnde.gov.br.

Livros didáticos

A distribuição de livros, apostilas e materiais didáticos nas escolas e instituições de ensino é quase sempre uma tarefa complicada para pedagogos, professores, diretores, técnicos administrativos e para a biblioteca. São diversos controles, listas e uma logística que toma muito tempo e recursos dos profissionais envolvidos.

Pensando nisso, a Praxis Softwares Gerenciais criou o i10 Didático, um sistema web especialmente desenvolvido para realizar a gestão desses materiais.

Único software no Brasil construído exclusivamente para otimizar a distribuição e a circulação de livros didáticos entre os estudantes, o i10 Didático é de fácil utilização e totalmente intuitivo.

Os livros do programa do PNLD, designados pelo MEC, por exemplo, já estão pré-cadastrados no sistema. Basta a escolar informar quantos volumes foram recebidos, que o i10 Didático faz o resto.

Cursinhos pré-vestibulares, escolas de cursos livres, escolas de idiomas e instituições de ensino que usam apostilas também podem se beneficiar desta solução. O sistema é totalmente online e todo o controle de publicações e apostilas didáticas utilizadas pelos alunos pode ser facilmente operado por qualquer profissional na escola.

i10 Didático tem um forte compromisso com a sustentabilidade e controla situações de baixas e a preservação física do livro. O sistema sinaliza ao estudante em que estado ele recebeu o material e como ele pode cuidar melhor do material recebido para que o próximo colega tenha uma obra em bom estado de conservação.

Para saber mais sobre o i10 Didáticoclique aqui.

 

——————————————————————————-

(Com informações do MEC. Clique aqui para ler o artigo na íntegra)