Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o estudo mapeia pela primeira vez o mercado do conteúdo digital no país. Os dados são referentes ao exercício de 2016.

Ao todo, das 794 editoras brasileiras investigadas, 294 produzem e comercializam conteúdo digital, o que representa 37% do setor editorial.

A pesquisa aponta, ainda, que a atividade no país está concentrada nas editoras de obras gerais e de científicos, técnicos e profissionais, que respondem, respectivamente, por uma fatia de 55% e 23% no mercado de livros digitais.

O diagnóstico oferece, pela primeira vez, um panorama comparativo sólido para nortear a análise do conteúdo digital no Brasil pelos próximos anos.

Desde 2014, os dados referentes ao mercado digital no país estiveram integrados à Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – fruto de uma parceria que existe há mais de dez anos entre a Fipe, CBL e o SNEL.

Na última edição da pesquisa, de ano-base 2016, os números não apareceram em razão deste diagnóstico exclusivo voltado para o conteúdo digital do Brasil.

O Censo do Livro Digital passa agora a ser uma pesquisa periódica mantida pelas três entidades, com o intuito de dar continuidade a análise da produção e comercialização de e-books pelas editoras brasileiras.

Você pode conferir toda a pesquisa através deste link.

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