O site Estante Virtual produziu uma lista com 10 escritoras que mudaram a literatura no Brasil e no mundo. “Elas inauguraram estilos, lançaram tendências, conquistaram prêmios literários e foram reconhecidas em todo o mundo […] [são] 10 autoras que marcaram para sempre a literatura […] lançarem [um] novo olhar e espírito feminino aos seus textos”,  diz a publicação.

A primeira autora da lista é a britânica Agatha Christie. Considerada a rainha do crime na literatura, Christie publicou mais de noventa livros traduzidos em todo o mundo e mais seis romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott. A autora consta no Guinness Book of World Records como a escritora mais vendida no mundo. Seus livros já venderam mais de 4 bilhões de cópias em 103 idiomas. Um sucesso absoluto.

Entre as brasileiras, o primeiro lugar é ocupado por Clarice Lispector. Embora tenha nascido na Ucrânia, Lispector é naturalizada brasileira. Segundo a publicação, ela “inaugurou a prosa introspectiva no Brasil. Seus textos são narrados de forma intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem o primeiro plano. A ausência de linearidade em sua narrativa é justificada pelo predomínio do tempo psicológico”. Lispector é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

A lista completa das 10 autoras que marcaram a literatura, segundo o Estante Virtual é:

01. Agatha Christie
02. Jane Austen
03. Clarice Lispector
04. Nora Roberts
05. Virginia Woolf
06. Danielle Steel
07. Cecília Meireles
08. J. K. Rowling
09. Rachel de Queiroz
10. Simone de Beauvoir

Leia a matéria na íntegra aqui.