Celebre com a Praxis o Dia Internacional da Mulher
O Dia da Mulher remonta a 1908, quando um grupo de mulheres protestavam pelo direito ao voto e melhores condições de trabalho nos Estados Unidos. Em 1910, realizou-se na Dinamarca o II Congresso de Mulheres Socialistas, no qual a professora e jornalista Clara Zetkin sugeriu a criação de uma data comemorativa, sem dia definido. Em razão disso, em 1911 várias passeatas com o tema ocorreram na Suíça, Alemanha e Áustria. Entretanto, foi em 1917, na Rússia, que aconteceu a primeira marcha de mulheres realizada no dia 8 de março. Trabalhadoras se reuniram para reivindicar melhores condições de trabalho e para protestar contra a entrada do país na I Guerra Mundial. Dessa forma, a partir dos anos 60, diversos protestos pelo mundo a favor da igualdade de gênero, inclusive no Brasil que vivia uma ditadura, frequentemente ocorriam no dia 8 de março, até que, em 1975, a ONU declarou a data como o Dia Internacional da Mulher. Hoje, além do valor histórico, o Dia Internacional da Mulher deve ser marcado pelo desejo de igualdade e oportunidades entre mulheres e homens em todo o mundo. Esta é uma data especialmente importante para a Praxis Softwares Gerenciais uma vez que, dos cinco sócios da empresa, quatro são mulheres. São elas que tomam a maior parte das decisões institucionais, num ambiente normalmente dominado por homens. Por isso, desejamos que mais mulheres ocupem posições de liderança nas empresas, não apenas na área de tecnologia e informação, mas em todos os segmentos profissionais. A todas as mulheres, desejamos sucesso nesse Dia Internacional das mulheres!
Livraria Saraiva oferece 50% de desconto no Dia Internacional das Mulheres
O Dia Internacional das Mulheres está chegando e, para você que gosta de livros, a Livraria Saraiva vai oferecer 50% de desconto em livros e material de papelaria. São mais de 200.000 produtos com desconto. O Clube de Leitura Leia Mulheres preparou uma lista sugerindo títulos de algumas das autoras mais importantes da cena literária brasileira. Marcam presença Carolina Maria de Jesus, autora da obra Quarto de Despejo, Angela Davis, que recentemente lançou Mulheres, Raça e Classe, além da escritora e romancista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, responsável por sucessos como Americanah. Como participar? Para participar da promoção basta se cadastrar no site ou atualizar o seu cadastro até 23h50 do dia 07/03/2018. Lembre-se de optar por receber e-mails de ofertas da Saraiva. Ao longo do dia 8 de março, as mulheres cadastradas receberão o cupom promocional por e-mail. Depois, é só usar o cupom no carrinho de compras antes de finalizar seu pedido. Cada cliente poderá usar apenas 1 cupom durante todo o dia. Veja regras Na loja física não é necessário cupom. Basta escolher os produtos, pois o desconto será concedido no caixa. Vale lembrar que a promoção é exclusiva para mulheres. Veja regras Para mais informações, acesse este link.
Site lista 10 escritoras que marcaram a literatura no Brasil e no mundo
O site Estante Virtual produziu uma lista com 10 escritoras que mudaram a literatura no Brasil e no mundo. “Elas inauguraram estilos, lançaram tendências, conquistaram prêmios literários e foram reconhecidas em todo o mundo […] [são] 10 autoras que marcaram para sempre a literatura […] lançarem [um] novo olhar e espírito feminino aos seus textos”, diz a publicação. A primeira autora da lista é a britânica Agatha Christie. Considerada a rainha do crime na literatura, Christie publicou mais de noventa livros traduzidos em todo o mundo e mais seis romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott. A autora consta no Guinness Book of World Records como a escritora mais vendida no mundo. Seus livros já venderam mais de 4 bilhões de cópias em 103 idiomas. Um sucesso absoluto. Entre as brasileiras, o primeiro lugar é ocupado por Clarice Lispector. Embora tenha nascido na Ucrânia, Lispector é naturalizada brasileira. Segundo a publicação, ela “inaugurou a prosa introspectiva no Brasil. Seus textos são narrados de forma intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem o primeiro plano. A ausência de linearidade em sua narrativa é justificada pelo predomínio do tempo psicológico”. Lispector é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. A lista completa das 10 autoras que marcaram a literatura, segundo o Estante Virtual é: 01. Agatha Christie 02. Jane Austen 03. Clarice Lispector 04. Nora Roberts 05. Virginia Woolf 06. Danielle Steel 07. Cecília Meireles 08. J. K. Rowling 09. Rachel de Queiroz 10. Simone de Beauvoir Leia a matéria na íntegra aqui.
Palestras, minicursos e treinamentos estão entre as atividades da Semana do Bibliotecário da UFMG
As bibliotecas do Instituto de Ciências Agrárias, da Escola de Ciência da Informação e a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária (Dicolesp) prepararam diversas atividades para a semana do bibliotecário, de 12 a 16 de março. Acessibilidade em bibliotecas, empreendedorismo, inovação e serviços de informação especializada estão entre os temas a serem abordados nas diversas palestras organizadas pela Biblioteca da Escola de Ciência da Informação para a Terceira Semana do Bibliotecário. O evento contará, ainda, com treinamentos e minicursos sobre o novo código de catalogação RDA, sobre indexação de imagens, gestão de conteúdo na web, entre outros. Como parte da programação, será feito também o lançamento do catálogo “Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: trajetórias”, no dia 15 de março, às 16h, na sala 1000 da Escola de Ciência da Informação. Para participar das atividades, é necessário se inscrever no site do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5112 ou pelo e-mail bib@eci.ufmg.br Já as atividades do Quarto Encontro dos Bibliotecários do Norte de Minas, organizadas pela Biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, serão realizadas no dia 16 de março. O evento terá palestras sobre “O uso das mídias sociais no ensino superior”, “Bibliotecas nas mídias sociais: erros, acertos e perspectivas”. Também será feito o lançamento do livro “O Bibliotecário de Referência e as novas tecnologias”, escrito pelo bibliotecário Josiel Machado Santos, que contará como foi a sua experiência de publicar um livro. Para participar do evento, também é necessário preencher formulário de inscrição. Entre em contato pelo telefone (38)2101-7725 ou pelo e-mail bibliotecadoica@gmail.com para saber mais sobre o encontro de bibliotecários. E a programação da Semana do Bibliotecário 2018, organizada pela Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, contará com visitas técnicas, palestras sobre formação e desenvolvimento de coleções especiais, além de minicursos sobre bibliografias de livros raros e sobre identificação de técnicas de impressão. Não é necessário fazer inscrição prévia, mas os espaços de realização do evento – setor de obras raras e auditório do quarto andar da Biblioteca Central – estão sujeitos à lotação. Mais informações pelo telefone (31)3409-4615 ou pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br As atividades de todos os eventos têm, como público-alvo, bibliotecários, professores e estudantes do curso de Biblioteconomia. Serão emitidos certificados de participação. Fonte: UFMG | Carla Pedrosa
Participe do evento “Atuação dos bibliotecários em institutos e centros de pesquisa: Uma troca de experiências”
A Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), em parceria com o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), promove o evento “Atuação dos Bibliotecários em Institutos e Centros de Pesquisa: uma troca de experiências”. O objetivo é refletir sobre a atuação do bibliotecário em institutos e centros de pesquisa no apoio aos pesquisadores. O evento, coordenado por Glaucia dos Santos Marcondes (NEPO) e Karina Gama Cubas Silva (PAGU), é gratuito e acontece no dia 21 de março, a partir das 9h, no Auditório da Biblioteca Central. As inscrições podem sem feitas pelo link: http://bit.ly/2HF9jR5. Confira a programação oficial: Programação 9h: Recepção dos participantes 9h30: Mesa de Abertura Coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel Coordenadora Associada do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Valéria dos Santos Gouveia Martins Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da Cocen, Glaucia dos Santos Marcondes 10h: “O que as bibliotecas dos centros e núcleos complementam no SBU?” Regiane Alcantara Bracchi, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp 11h: “Gestão de dados na Unicamp” Oscar Eliel, representante da Diretoria de Tratamento da Informação do SBU Benilton de Sá Carvalho, líder do Projeto Gestão de Dados de Pesquisa do GR Planes GCU 12h às 14h: Almoço 14h: “Atuação do bibliotecário junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares” Mery Piedad Zamudio Igami, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) 14h45: “Atuação do bibliotecário na Biblioteca do Hospital Universitário da USP” Rubenildo Oliveira da Costa, chefe do Serviço de Biblioteca e Documentação Científica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo 15h15: “Atuação do bibliotecário junto aos docentes e pesquisadores na documentação audiovisual, na organização de coleções de filmes, imagens fixas e documentos musicais” Marina Macambyra, chefe do Serviço de Atendimento e Circulação da Biblioteca da Escola de Comunicação e Artes da USP 15h45: Pausa para o café 16h: Debate com participação dos convidados e presentes Serviço Data: 21 de março de 2018 Horário: 9h às 17h Local: Auditório da Biblioteca Central Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2HF9jR5 Fonte: UNICAMP/Cocen