O escritor norte-americano Charles Chu relata, segundo matéria publicada na revista Exame, ser possível ler 200 livros por ano. Para isso, basta utilizar o tempo anual que se gasta com redes sociais para ler.
Chu se inspirou no investidor Warren Buffett, que atribuía o próprio sucesso à intensidade da sua relação com os livros. “Leia 500 páginas por dia”, disse o bilionário, segundo o USA Today. “É assim que o conhecimento funciona e é construído. Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia”.
O escritor entrou de cabeça na ideia de Buffett. “A decisão de começar a começar a ler foi uma das mais importantes da minha vida”, afirma Chu no site “Better Humans”. “Os livros me deram coragem para viajar e pedir demissão do meu emprego e me deram referências, heróis e um mundo com significado”.
Ele ainda diz que atingir esta façanha não e fácil. Mas, para alcançar os 200 títulos anuaís, é suficiente ler durante pouco mais de uma hora em todos os 365 dias do ano. “Nós temos todo o tempo de que precisamos, mas somos muito fracos e distraídos para fazer aquilo que é importante”, relata. “Bastaria usar melhor o tempo que gasta acompanhando celebridades no Twitter”, exemplifica.
Para Chu, mudar hábitos não é uma tarefa das mais simples. Entretanto, inserir em sua rotina alguns hábitos pode ser a chave para o sucesso. Por exemplo, é imprescindível criar um ambiente favorável à leitura, ter silêncio e conforto e também se livrar de distrações tecnológicas.
Ele ainda diz que devemos nos tornar leitores versáteis e flexíveis, capazes de nos adaptar a diversos formatos e ambientes de leitura. Para Chu, podemos ler no papel, no smartphone, em formato audiobook, e a leitura pode ocorrer em qualquer lugar, como parques ou ônibus.
Veja a matéria completa aqui.
Agora aproveite essas dicas e torne-se um leitor voraz. E aproveite para incentivar outras pessoas para ler mais. A Praxis te dá uma dica: conheça nossa Rede Social de Leitores!
Escreva um comentário