O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado todo 30 de janeiro. Mas você sabe o motivo da celebração recair neste dia?

Segundo o portal Universo HQ, em 1984, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP) descobriu que Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, começou a publicar, em 1867, seus desenhos e charges no “Cabrião”, um jornal de São Paulo. Em 1869, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde fazia uma série no semanário “Jornal Vida Fluminense”.

Em 30 de janeiro daquele mesmo ano, Agostini começou a publicar o que se considera o primeiro quadrinho brasileiro: As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte. Em forma de páginas duplas, a cada semana a história mostrava o personagem Nhô-Quim, que completou 145 anos em 2014, viajando de Minas Gerais para a corte do Rio de Janeiro.

Dessa forma, a AQC-SP se mobilizou para incluir o dia 30 de janeiro no calendário oficial do Brasil como o “Dia do Quadrinho Nacional”. Desde 1985, então, comemora-se a data.

Em comemoração aos 50 anos do lançado do “Suplemento Juvenil”, de Adolfo Aizen, a mesma data foi instituída pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa para celebrar o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”.

Com informações do portal Universo HQ.