O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, no Brasil. A data foi instituída em 1980, em razão do nascimento de Manuel Bastos Tigre. Engenheiro de formação e bibliotecário por vocação, Tigre conheceu, nos Estados Unidos, o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Manuel, então, abandonou a engenharia para trabalhar na área de biblioteconomia. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e, por isso, é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Para celebrar a data, os conselhos regionais de biblioteconomia de todo Brasil estão realizando eventos, palestras, oficinas, contação de histórias, seminários e atividades acadêmico-culturais para prestigiar este dia especial. Acompanhe, a seguir, a programação divulgada até o momento em sua região e participe!
CRB-1 | Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Em Brasília, o CRB-1 inicia realizará a cerimônia de entrega da “Medalha Rubens Borba de Moraes”, na Câmara dos Deputados, além da solenidade de reativação do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Distrito Federal (GIDJ/DF). A programação pode ser acessada pelo site.
Entre os dias 13 e 16 de março, os bibliotecários poderão participar de workshops sobre mercado de trabalho e empreendedorismo, preservação do patrimônio documental e cultural, biblioteca do século XXI, Agenda 2030 e design thinking, além de rodas de conversa e outros. As inscrições podem ser feitas acessando este endereço.
No dia 17, acontece o “Bibliofest”, no Centro Cultural Banco do Brasil. Será um evento aberto ao público em geral com programação infantil e adulta composta por contação de histórias, sessões de autógrafos, oficinas, conversas com profissionais da área e autores e troca de livros.
Goiás recebe a solenidade de entrega da “Medalha Rubens Borba de Moraes”, no dia 16 de março, além das palestras “Marketing e valorização do bibliotecário”, “Captação de recursos para bibliotecas” e “Gestão estratégica e liderança”. As atividades são gratuitas e as informações para realizar sua inscrição você encontra nesta página.
Em Campo Grande, acontece, no dia 09 de março, a oficina “Tecendo histórias e livro de pano”, ministrada por Rosilene Schatwz, o minicurso “Elaboração de referências e trabalhos escolares: Entendendo as ABNTs”, ministrado por Ana Paula Soares, e a oficina “Contar histórias e encantar leitores”, ministrada por Lucimar Fonseca Weiler. Também haverá um painel de debates que versará sobre a biblioteconomia e a reestruturação do ensino básico e superior na Reitoria do IFMS, às 19h.
O bibliotecário Vagner dos Santos ministra, no dia 10, o minicurso “Noções de plágio acadêmico”, na Biblioteca Isaías Paim, das 8h às 12h. No mesmo dia, acontece a homenagem ao profissional condecorado com a “Medalha Rubens Borba de Moraes”.
O site do CRB-1 informa que ainda não há data confirmada para os eventos no Mato Grosso. A programação completa de todas as atividades do Conselho você confere em: www.crb1.org.br.
CRB-2 | Pará, Amapá e Tocantins
Em Belém, capital do Pará, o CRB-2 realiza uma programação especial para celebrar o Dia do Bibliotecário. No dia 10 de março, acontecem as palestras “Acessibilidade em bibliotecas e o papel do bibliotecário”, ministrada por Adriana Ferrari, “Acessibilidade em bibliotecas e Agenda 2030”, ministrada por Camila Sales, e “Biblioteca do futuro”. Já no dia 11, os bibliotecários em situação regular com o CRB-2 terão um momento de lazer na Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banco do Pará (ASBEP), localizada em Ananindeua. Para saber mais, acesse este link.
Em Macapá (AP), acontece, no dia 12, o “I Seminário de Bibliotecas e Bibliotecários do Estado do Amapá”. O evento será no auditório da Biblioteca Central da UNIFAP e contará com palestras de Gustavo Henn e Bianca Amaro, pela manhã, e de Miguel Arellano, à tarde. Para mais informações, acesse esta página.
Já em Palmas, acontece no dia 30 de março, no auditório do CUICA, as palestras “Biblioteca para todos: A inclusão e a acessibilidade como premissas”, ministrada por Carla Simone da Silveira Mauch, “Bibliotecas e bibliotecários acessíveis”, ministrada por Salete Cecília de Souza, e “A importância da aquisição da língua portuguesa no processo de socialização dos haitianos no Brasil”, ministrada por Débora Regina Ouriques.
Ainda na capital tocantinense, será realizada uma reunião comemorativa pelo Dia do Bibliotecário, no Restaurante Dom Vergílio, localizado no Centro, às 12h30. Também será realizada a oficina “Mediações de leitura acessíveis e inclusivas”, ministrada por Carla Simone da Silveira Mauch, na UFT, de 14h às 17h. A entrada no restaurante e na oficina é exclusiva para bibliotecários. Para saber mais, acesse este endereço.
CRB-3 | Ceará e Piauí
Em Fortaleza, o CRB-3 realizará, no dia 09 de março, às 15h30, uma apresentação da proposta da criação do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares pelo vereador Guilherme Sampaio. Às 16h, começa a mesa redonda “Políticas públicas de cultura e educação: Interfaces entre as realidades nacional e local”, com a participação da Dra. Cláudia Leitão, diretora do Observatório da Governança Municipal de Fortaleza, e da deputada federal Luiziane Lins. Em seguida, haverá um debate e, às 19h, acontece um happy hour com uma apresentação da banda Rubber Soul. O evento será no BNB Clube, localizado no Aldeota. Saiba mais aqui.
Já em Teresina, acontece, no dia 12 de março, o workshop “Segurança digital para usuários finais”, ministrado por José Messias Alves da Silva, às 8h20, na Escola Judicial do TRT22. Às 19h, na Câmara de Vereadores, os bibliotecários da capital piauiense serão homenageados em uma sessão solene proposta pelo vereador José Venâncio Cardoso Neto, seguida de uma apresentação cultural do Quarteto de Corda da Fundação Municipal de Cultura.
CRB-4 | Alagoas e Pernambuco
O Conselho Regional de Biblioteconomia 4º Região (CRB-4) divulgou a programação para as comemorações pelo Dia do Bibliotecário em Recife (PE) e Maceió (AL).
Em Maceió, Alagoas, o CRB-4 irá prestar atendimento aos bibliotecários do estado, para realização de inscrição, dúvidas sobre o registro, além de fiscalização e demais assuntos,nos dias 14 (de 9h às 17h) e 15 de março (de 9h às 14h30). O atendimento será na biblioteca do IFAL, localizada à Av. do Ferroviário, 530, no Centro da cidade.
Já em Recife, capital pernambucana, acontece a palestra “Youtubers mirins e a enciclopédia de papel“, ministrada pela bibliotecária Marilucy Ferreira, às 18 horas do dia 15 de março. O evento será no anfiteatro do Bloco G da UNICAP.
CRB-5 | Bahia e Sergipe
O CRB-5 realiza, no dia 12 de março, em Salvador, a mesa redonda “A biblioteca e sua dimensão política: Responsabilidade social do bibliotecário no contexto atual”. Os convidados são: Fabíola Barbosa, vice-presidente do CRB-5, Lucimar Oliveira, vice-presidente do CFB, Henriette Ferreira Gomes, presidente da ANCIB, Iasmyn Souza Silva, secretária do CABiblio, Marcus Paulo Viana, presidente da ABDEB, e Telma de Carvalho, vice-presidente da FEBAB. O evento acontece no IFBA, de 9h às 13h. As informações você encontra aqui.
Ainda na Bahia, no mesmo dia, será realizada a mesa redonda “Conjuntura política atual e seus impactos na carreira do servidor público”. Os convidados são Patrícia Fernandes, presidente do CRB-5, Maria Cristina Paixão Carneiro, coordenadora do SIB/UFBA, José Mascarenhas Bisneto, pró-reitor da UFRB, Yang Borges Chun, professor do IFBAIANO, Rildo Conceição, da Seção Sindical Assufba/UFRB, Wagner Tavares, pró-reitor de gestão pessoal da UFRB, e Bárbara Coelho Neves, professora da UFBA. As informações estão disponíveis neste link.
No dia 10, em Aracaju, capital de Sergipe, acontece a mesa redonda “A biblioteca e sua dimensão política: Responsabilidade social do bibliotecário no contexto atual”. O evento contará com os seguintes convidados: Patrícia Fernandes, presidente do CRB-5, Lucimar Oliveira, vice-presidente do CFB, Telma de Carvalho, presidente da FEBAB, Cláudia Stocker, vice-presidente da APBDSE, Edilberto Santiago, professor da UFS, e Janaína Fialho, vice-presidente do DCE/UFS. As atividades acontecem no Museu da Gente Sergipana, das 10h às 13h, e as informações você encontra aqui.
CRB-6 | Espírito Santo e Minas Gerais
O CRB-6 irá apoiar diversos eventos em cidades mineiras e capixabas. Haverá atendimento exclusivo para os bibliotecários em cada uma das atividades apoiadas pelo Conselho. Em Minas, os eventos acontecem dia 12 de março, na UFMG, dia 16 no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros e dia 22 de março na Biblioteca Pública Municipal Doutor Sócrates Bezerra de Menezes, em Formiga. Já em Vitória, o evento será no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES, no dia 19 de março. Em todas as datas, o CRB-6 irá emitir as novas cédulas de identidade dos bibliotecários, que seguem o modelo criado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Saiba mais aqui.
CRB-7 | Rio de Janeiro
O CRB-7 irá comemorar a data na Casa de Rui Barbosa, onde será realizado o evento “Oportunidades na profissão e a crise no mercado de trabalho”. Serão nove palestrantes apresentando novos campos de atuação no mercado de trabalho para o bibliotecário. Cada um deles trará suas experiências e novas ideias de atuação no mercado profissional.
Os palestrantes são Chico de Paula, Thais Lamas, Viviane Veiga, Suellen Villafuerte, Thiago Cirne, Roberta Reis, Camila Tavares e Leonardo Souto. Lucia Fidalgo será a convidada especial. A mediação fica por conta da professoa Marianna Zattar, pela manhã, e do bibliotecário Adriano Silva, à tarde.
As inscrições deverão ser feitas neste link. Para mais informações, acesse a fan page do evento.
CRB-8 | São Paulo
O CRB-8 promove palestras em São Paulo, Lorena, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto com o objetivo de debater a profissão, as perspectivas, os avanços e as inovações do mercado.
No dia 12, às 19h, São Paulo recebe a palestra “A inteligência artificial como oportunidade para o bibliotecário“, ministrada por Angelo Caldeira. Na sequência, o violeiro Paulo Freire fará uma homenagem à ilustre bibliotecária de formação e pesquisadora do cancioneiro popular Inezita Barroso. O evento será no Teatro São Pedro. Para participar, é necessário confirmar presença pelo e-mail crb8@crb8.org.br ou telefone (11) 5082-1404.
Lorena recebe no dia 13, também às 19h, a palestra “Repositórios digitais confiáveis“, ministrada por Francisco Lopes Aguiar, no Centro Universitário Unifatea.
No dia 14 é a vez de Campinas receber o bibliotecário Cristian Brayner para ministrar a palestra “A ética bibliotecária como prática da verdade“. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Central César Lattes, às 14 horas.
Às 19 horas do dia 15 de março acontece em Ribeirão Preto a palestra “A convivência enquanto ferramenta para as bibliotecas brasileiras: Uma leitura a partir dos projetos de lei do Congresso Nacional“, também ministrada por Cristian Brayner Anfiteatro André Jacquemin.
Para finalizar as comemorações, no dia 16 acontece em São Carlos, às 19 horas, a palestra “A ética como responsabilidade moral e a biblioteca“, com Cristian Brayner, no Anfiteatro Bento Prado Junior, às 19 horas.
As informações sobre todas as palestras podem ser conferidas no site do CRB-8.
CRB-9 | Paraná
O CRB-9 convida todos os bibliotecários paranaenses para um almoço no dia 10 de março em comemoração à data, no Restaurante Don Peponi, localizado à Rua Joaquina de Vedruna, 2860, em Maringá (PR). O presidente do Conselho, Adriano Lopes, estará na comemoração para receber os convidados. Para confirmar sua presença, acesse este link.
No dia anterior, 9 de março, o presidente do CRB-9 ministra, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, a palestra “A biblioteconomia brasileira e o código de ética profissional: Um olhar para o século XXI”. Haverá também o lançamento do catálogo online das bibliotecas públicas de Londrina. O evento é gratuito e começa às 19h. Saiba mais aqui.
CRB-10 | Rio Grande do Sul
O CRB-10 promove o evento “Boas práticas, leitura e desafios”, entre os dias 12 e 15 de março. No dia 12, será a vez de Porto Alegre receber, às 9h15, a palestra “Órgãos de classe“, ministrada pela conselheira Luciana Kramer e por Alexandre Demétrio, da ARB. Às 10h, começa a mesa redonda “Bibliotecários em diversos espaços”, com a participação de Francisca Labrin, Karin Menoncin e Lidiane Gomes. O evento será no Auditório 1 da FABICO/UFRGS e será finalizado com um sorteio de brindes. As inscrições podem ser feitas neste link.
Na mesma data, na cidade de Rio Grande, acontece, às 8h, no Pavilhão 4 do Campus Carreiros da FURG, a palestra “Direito autoral e acesso aberto: Desafios para os profissionais da informação“, ministrada pela bibliotecária Miriam Mattos, que também ministra, às 15h, a oficina “Bibliotecas multiculturais: Questões étnico-raciais, gênero e acessibilidade“. A inscrição pode ser feita neste link.
Já em Porto Alegre, acontece, do dia 15 de março, a oficina “ABNT, Word e organizadores de referência“, ministrada pelas bibliotecárias Priscila Jacobsen e Luísa Feichas Alves, às 9h. As inscrições podem ser feitas nesta página.
Às 19h, é a vez do sarau “A livre e marginal poesia norte-americana e seu legado“, com Jo Reis e Liu Barros. Às 19h30, acontece a mesa dos premiados do CRB-10 em 2017: Neli Miotto, Camila Schoffen e Sônia Zanchetta. As inscrições podem ser feitas aqui.
No dia 16, será a vez do happy hour ARB Bar. A confraternização acontece no CEU BAR + ARTE , localizado à Rua General Lima e Silva, 1487. Marque presença no Facebook!
O CRB-10 informa que em breve divulgará a programação no IFRS. Saiba mais sobre a programação do dia 12 aqui e do dia 15 aqui.
CRB-11 | Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima
O CRB-11 realiza, no dia 10 de março, sábado, em Manaus, uma programação cultural que começa às 18h, com uma apresentação de orquestra de violões. Às 19h, haverá roda de poesia e sorteio de brindes com Doris Carvalho, Ana Peixoto, Sivia Grijó e Franciná Lira. Mas, das 21h até a meia noite é a vez do DJ Higor Markes agitar os bibliotecários amazonenses. O evento comemorativo acontece na Biblioteca Pública. Saiba mais aqui.
CRB-13 | Maranhão
O CRB-13 preparou uma extensa programação em conjunto com o curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No dia 08 de março, acontece a palestra “A efetividade da Lei 12244/2010 e a implementação de bibliotecas nas escolas públicas municipais”, ministrada pela professora Leoneide Maria Brito Martins, no Auditório do Convento das Mercês.
Já no dia 12, os interessados poderão participar do lançamento do “Carrinho da leitura”, do desenvolvido pela biblioteca do TRT 16ª Região, às 10h, em Areinha. Às 15h, haverá o lançamento da campanha “Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecário em cumprimento à Lei n. 12.244/2010”, no Auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite. Às 16h, as bibliotecárias fiscais do CRB-13 apresentação os resultados parciais do “Demonstrativo das bibliotecas escolares no Maranhão” e, às 17h30, haverá sorteio de livros e coquetel, em local a definir.
No dia 13, será a vez da oficina “Mediação de leitura em bibliotecas escolares e comunitárias”, em local a definir, das 14h às 18h.
Das 15h às 17h do dia catorze de março, acontece a palestra “Políticas públicas em bibliotecas escolares: Ações do estado e sociedade civil”, ministrada pela Drª. Maria Mary Ferreira, professora da UFMA, pelo bibliotecário Jailton de Araújo Lira e por Michelle Silva Pinto, bibliotecária do IFMA. O evento terá coordenação do professor Roosewelt Lins Silva.
No dia 15, das 14h às 15h, será realizada a recepção aos novos bibliotecários registrados no CRB-13, no Espaço Cultural AMEI.
No mesmo dia, às 14h, acontece uma mediação de leitura com os contadores de histórias da SEMED/Coordenação do Livro Infantil. De 15h às 16h30 haverá a roda de conversa “O papel político e ético dos profissionais bibliotecários nas instituições de informação”, com mediação dos conselheiros do CRB-13 e das conselheiras federais Aldinar Bottentuit e Marcia Cordeiro. De 17h às 18h ocorre no Espaço Cultural AMEI o lançamento da 3ª edição do livro “Janelas Fechadas”, homenagem ao escritor Josué Montello, por ocasião dos 12 anos de seu falecimento, pela equipe da Casa de Cultura Josué Montello.
Para finalizar as comemorações, no dia 16, será a vez da oficina “Mediação de leitura em bibliotecas escolares e comunitárias, ministrada por Katiane Sousa, bibliotecária do Colégio Marista, de 14h às 18h, em local a definir.
A programação também prevê atividades paralelas, como uma exposição de projetos educativos e culturais desenvolvidos em bibliotecas escolares, públicas e comunitárias e exposição de livreiros. As informações você encontra no site do CRB-13.
CRB-14 | Santa Catarina
O CRB-14 realiza, em Florianópolis, em conjunto com a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), o evento “Políticas públicas e empreendedorismo”. Às 19h10, ocorre a palestra “Os bibliotecários e as relações: algumas questões sociais e políticas”, ministrada por Ana Cláudia Perpétuo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Às 19h40, começa a palestra “Políticas públicas: Uma leitura da lei das bibliotecas escolares e da lei do técnico em biblioteconomia”, ministrada por Alex Ribeiro, bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já às 21h, será ministrada a palestra “Aprender a empreender: Oportunidades na área de gestão da informação”, ministrada pela pesquisadora Daniela Spudeit, que também lançará o livro “Formação e atuação política na biblioteconomia”, às 21h40.
Todas as palestras acontece no auditório do primeiro andar da UNISUL, no Centro da capital catarinense. Mais informações você acompanha aqui.
CRB-15 | Paraíba e Rio Grande do Norte
O CRB-5 irá realizar uma roda de entrevistas. O evento, denominado “Bibliotecários sem fronteiras: Diálogos e experiências no Brasil e no exterior”, acontece no dia 12 de março, às 18h30, no Auditório 211 CCSA da UFPB, em João Pessoa. A comemoração terá como entrevistadora a professora Ismaelly Batista e a presença das convidadas Dra. Fabiana França, Dra. Georgia Geogletti e Dra. Luciana Ferreira. Saiba mais aqui e aqui. Acesse o convite neste link.
Importante
Esta notícia será atualizada diariamente à medida que os CRBs divulgarem novos eventos. Consulte também a página do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) para saber mais.
Sobre a Praxis
A Praxis Softwares Gerenciais acredita no poder transformador das bibliotecas para a sociedade e reafirma a importância do bibliotecário no processo de mediação do conhecimento. Por isso, desejamos a todos um feliz e produtivo 12 de março e que o louros da data se repita ao longo de todo os dias do ano.
Escreva um comentário