Belo Horizonte e Lagoa Santa (MG) irão receber o curso “Introdução à elaboração de diagnósticos socioeconômicos“. O curso pretende introduzir os interessados nas principais metodologias para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos, culturais e ambientais, instrumentos fundamentais para a implementação de políticas públicas, programas e projetos em diversas áreas. Além disso, irá abordar os principais conteúdos de um diagnóstico socioeconômico, as fontes de dados secundários e as técnicas e métodos de coleta de dados em campo, incluindo os métodos participativos para envolvimento e mobilização das comunidades na elaboração dos diagnósticos.

Podem participar, gestores públicos e privados, estudantes da área social, técnicos e outros interessados em adquirir ferramentas para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos.

Os principais objetivos são:

  • Permitir aos participantes uma visão introdutória a respeito dos conteúdos e das ferramentas de diagnóstico socioeconômico como subsídios à implantação de projetos, programas e políticas sociais, culturais e ambientais
  • Discutir sobre a importância do planejamento, da pesquisa e do diagnóstico na formulação de programas e projetos inclusivos e como subsídios para a construção de políticas públicas
  • Instrumentalizar os participantes para a realização de estudos socioeconômicos, com foco em programas sociais, culturais e ambientais
  • Disseminar metodologias de diagnóstico participativo, ampliando o envolvimento dos beneficiários dos projetos em sua execução
  • Fornecer exemplos concretos e exercitar o uso das ferramentas apresentadas

Os conteúdos abordados serão:

  • Introdução: Diagnósticos socioeconômicos e suas aplicações nas diversas áreas das políticas públicas
  • Elaborando um diagnóstico socioeconômico: conteúdos, técnicas e métodos
  • As particularidades dos diagnósticos e mapeamentos culturais
  • Estudos de impacto ambiental e a contribuição do meio antrópico
  • Ferramentas para diagnóstico rápido participativo

O treinamento sera ministrado por Clarice de Assis Libânio, bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutora em Arquitetura e Urbanismo também pela UFMG; sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda.; Coordenadora-executiva da ONG Favela é Isso Aí; autora do “Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte” e outros livros; Professora da Pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA; Professora do curso de Elaboração de Projetos Sociais do CECAPS/UFMG; Professora do curso Pensar e Agir com a Cultura, do Observatório da Diversidade Cultural, de 2003 a 2009; Professora da Oficina de Elaboração, Captação e Gestão de Projetos Culturais da SEC/MG, de 2005 a 2010; Professora do IEC/PUC Minas na Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, de 2011 a 2013; Gestora do Ponto de Cultura Centro de Referência em Cultura Popular Urbana, da ONG Favela é Isso Aí. Recebeu a Medalha Santos Dumont, categoria Prata, pelos relevantes serviços prestados à área cultural do Estado, em razão do trabalho realizado no Favela é Isso Aí, além do Prêmio Cultura Viva, ano 2010, onde figurou em primeiro lugar na categoria Organização da Sociedade Civil.

Assista ao vídeo de apresentação a seguir:

O curso será em nível de experiência Iniciante (pequena prática na área) ou Intermediário, com carga horária total de 24 horas/aula. Serão oferecidas 30 vagas.

O investimento é de R$ 360,00 e haverá emissão de certificado.

Datas de realização:

  • Belo Horizonte: dias 15, 16 e 17 de março 2018
  • Lagoa Santa: dias 19 e 26 de maio de 2018

A turma de Belo Horizonte acontece na sede da Praxis Softwares Gerenciais, localizada à Rua da Bahia, 1033, 11º Andar, no Centro da cidade. Em Lagoa Santa, a atividade será na Casa Alecrim, localizada à Rua dos Operários, 380 – bairro Joana Darc.

Há a possibilidade de acompanhamento do curso a distância. Entre em contato pelo e-mail: claricelibanio@gmail.com para saber mais.

Para realizar sua inscrição, preencha este formulário.