Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o estudo mapeia pela primeira vez o mercado do conteúdo digital no país. Os dados são referentes ao exercício de 2016.
Ao todo, das 794 editoras brasileiras investigadas, 294 produzem e comercializam conteúdo digital, o que representa 37% do setor editorial.
A pesquisa aponta, ainda, que a atividade no país está concentrada nas editoras de obras gerais e de científicos, técnicos e profissionais, que respondem, respectivamente, por uma fatia de 55% e 23% no mercado de livros digitais.
O diagnóstico oferece, pela primeira vez, um panorama comparativo sólido para nortear a análise do conteúdo digital no Brasil pelos próximos anos.
Desde 2014, os dados referentes ao mercado digital no país estiveram integrados à Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – fruto de uma parceria que existe há mais de dez anos entre a Fipe, CBL e o SNEL.
Na última edição da pesquisa, de ano-base 2016, os números não apareceram em razão deste diagnóstico exclusivo voltado para o conteúdo digital do Brasil.
O Censo do Livro Digital passa agora a ser uma pesquisa periódica mantida pelas três entidades, com o intuito de dar continuidade a análise da produção e comercialização de e-books pelas editoras brasileiras.
Você pode conferir toda a pesquisa através deste link.
Sobre a Praxis
A Praxis é uma empresa baseada em Minas Gerais especializada na criação de soluções tecnológicas para bibliotecas, escolas, museus, escritórios jurídicos, empresas, órgãos públicos e instituições de ensino.
Você pode conhecer os nossos softwares i10 Bibliotecas, i10 Jurídico, i10 Didático e i10 Corporativo agendando uma videoconferência ou nos dando o prazer de uma visita em nossa sede, localizada no Centro de Belo Horizonte (MG). Para saber como, clique aqui.
Escreva um comentário