Há quem pense que os bibliotecários estão sentenciados às paredes da biblioteca. Para alguns, esse pensamento é pertinente, mas também há aqueles que pensam “fora da caixinha”.
Ilustrando as diversas possibilidades que atualmente existem no meio biblioteconômico, a revista CRB-6 Informa, editada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), produziu uma matéria para contar histórias de sucesso de bibliotecários que se aliaram ao empreendedorismo e que estão mudando os rumos da profissão no Brasil.
Entre as histórias perfiladas, está a de Izabela Capovilla, bibliotecária fundadora da Praxis Softwares Gerenciais. A reportagem destacou a importância da representatividade de uma mulher e bibliotecária ser uma empresária num país onde o machismo e a segmentação ainda são dominantes.
Sobre ser reconhecida como uma empresária de sucesso e ser personagem na publicação, Izabela comenta: “Me sinto honrada pelo reconhecimento do meu trabalho exercido ao longo de mais de 25 anos. Quero mostrar que o bibliotecário pode atuar em diversos campos e que ele pode ser um empresário de sucesso. Há diversas possibilidades de trabalho em nossa área.”
A revista pontuou que “o olhar do empreendedor vai a nichos de mercado que escapam ao tradicional” e ilustrou informando que o mais novo projeto da bibliotecária é oferecer o serviço de gestão cadastral de cemitérios, que, segundo ela, estão cada vez maiores e, por isso, precisam automatizar seus processos, ainda muito arcaicos.
Para a revista, Capovilla deu o seguinte depoimento: “Nós, bibliotecários, cabemos em qualquer mercado. Todas as áreas precisam organizar informações, tarefa inerente à nossa área. E é neste momento de recessão que essas qualidades aparecem mais.”
Para ler a publicação na íntegra, é só acessar o blog do CRB-6.
A Praxis é uma empresa especializada na criação de soluções tecnológicas através do desenvolvimento e implantação de softwares gerenciais. Atualmente, a empresa comercializa os seguintes sistemas: i10 Bibliotecas, o i10 Jurídico, o i10 Didático e o i10 Corporativo.
Escreva um comentário