O III Prêmio Capixaba de Literatura Afonso Cláudio de Freitas Rosa irá acontecer de 23 a 27 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.

O Prêmio é organizado pela Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL), pela Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e tem o objetivo de premiar obras inéditas nas categorias “Ensaio” e “Ilustração”, destinadas ao público adulto e infantil.

O edital completo pode ser lido neste endereço.

O resultado e a entrega das premiações dar-se-á no dia 27 de maio, no encerramento da V Flic-ES 2018, às 19h, na UFES.

Afonso Claudio de Freitas Rosa

Escritor, poeta, historiador, professor e advogado Afonso Cláudio de Freitas Rosa, nascido em Mangaraí, município de Santa Leopoldina, a 02 de agosto de 1859, foi um político brasileiro. Participou ativamente do movimento republicano e, quando da Proclamação da República, foi escolhido primeiro governador do estado do Espírito Santo, nomeado em 20 de novembro de 1889, exercendo o governo até 07 de janeiro de 1890. Foi membro fundador da Academia Espírito-santense de Letras. Poucos governantes espírito-santenses foram tão cultos, marcou indelevelmente a vida pública capixaba, possuíam sensibilidade para entender os valores de nossa gente e, sobretudo, tê-la como referência.

Faleceu no Rio de Janeiro, 16 de junho de 1934