Praxis Softwares Gerenciais

Evento na UFMG discutirá as relações sociais da informação

De 5 a 9 de março, será realizada, na sala de videoconferência da Biblioteca Central, a primeira Jornada em Práticas Informacionais da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Organizado pelo grupo de pesquisa Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (Epic), o evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater as relações sociais presentes nas trocas de informação. As práticas informacionais são definidas como o conjunto de ações que as pessoas que produzem, recebem e compartilham informações estabelecem num contexto de troca, com foco nos aspectos sociais e culturais desse processo, como as relações de poder e as perspectivas individuais de como se relacionar com a informação (a aceitação de uma fonte de informação como legítima, por exemplo). Aberta a qualquer interessado e sem necessidade de inscrição prévia, a jornada promoverá discussões sobre teorias e métodos gerais de ciências sociais e abordará, entre outros temas, praxiologia, construcionismo social, interacionismo simbólico, etnografia e representações sociais. Nos cinco dias do evento, as discussões serão realizadas das 9h às 12h, reunindo (à exceção do último dia) um pesquisador brasileiro e outro estrangeiro nas duas sessões diárias. Os pesquisadores da Argentina, Colômbia, Espanha e do Uruguai partilharão o panorama atual dos estudos informacionais em seus respectivos países. O evento é organizado pelo grupo Epic, da pós-graduação da ECI, e a participação de pesquisadores de outras universidades está relacionada à iniciativa do grupo de ampliar o diálogo no campo de estudos. A sala de videoconferência da Biblioteca Central fica no quarto andar do prédio, número 404. O evento será transmitido ao vivo na página do Epic do Facebook, onde também está disponível a programação da jornada. Fonte: UFMG

Brasília sedia “Seminário Transformando Bibliotecas, Transformando Sociedades”

As Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal realizarão o Seminário Transformando Bibliotecas, Transformando Sociedades, que ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, no dia 12 de março, das 14h às 18h. O evento tem o objetivo de discutir os desafios da Biblioteconomia contemporânea a partir da discussão de políticas públicas voltadas para livro, leitura e bibliotecas, contando com a participação de diversos órgãos e entidades do Distrito Federal e de âmbito federal. O evento dá continuidade ao debate iniciado em março de 2017 por ocasião do Seminário “Bibliotecas Hoje: Como? Para quê? Para Quem?”, também organizado pelas Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que buscou investigar o futuro da atuação profissional dos bibliotecários frente às questões impostas pelas agendas sociais emergentes. O Seminário consiste no evento de abertura da Semana do Bibliotecário 2018, organizada pela Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) em parceria com diversas bibliotecas da capital. Entre os dias 13 e 16 de março, a programação trará workshops e palestras relacionados a bibliotecas e ao exercício profissional nesses espaços. Outra iniciativa da Semana é o projeto “Biblioteca de Portas Abertas”, no qual as bibliotecas de Brasília estarão abertas para visitas guiadas. Finalmente, no dia 17 de março, das 11h às 16h, haverá o Bibliofest 2018, evento a ser realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), com a proposta de celebrar junto à comunidade as bibliotecas e o acesso à leitura, a partir de atividades diversas como contação de histórias, oficinas, bate-papo com autores e musicalização. Toda a programação da Semana do Bibliotecário é gratuita e pode ser conferida no hotsite. Alguns eventos possuem vagas limitadas. Acesse a programação aqui e faça sua inscrição aqui. (Com informações da Câmara dos Deputados)

Participe do curso “A Arte de Contar Histórias”

Contadores e escutadores de histórias, aspirantes a narradores, leitores, professores, amantes de contos da carochinha, curiosos, aventureiros das narrativas orais e demais amantes de uma boa prosa, vem aí mais um curso “A Arte de Contar Histórias”! Um dos mais tradicionais e completos cursos de formação de contadores de histórias do Brasil, o “A Arte de Contar Histórias” há mais de dez anos vem formando contadores que levam a tradição da narrativa oral pelo mundo afora. Programa do curso: Preparação para a entrada no universo da narração oral: memória afetiva e encantamento das histórias de vida / Raízes do Conto Popular, Tradição oral brasileira (cirandas, cantigas, adivinhas, trava-línguas, quadrinhas, ditos populares, parlendas, fórmulas de início e encerramento dos contos) / História da narrativa no ocidente / Contos de Fada / Técnica de Memorização do conto tradicional / Exercícios de desinibição, expressão, respiração, voz, corpo e ritmo / Performance do Contador de Histórias / O repertório do contador de histórias / Elaboração do espetáculo de encerramento. Professora: Sandra Lane Data: terças-feiras, de 13 de março a 12 de junho, das 15 às 18h. Carga horária total: 36h (12 encontros de 3h cada) Valores: R$ 890,00 + 190,00 (matrícula) = R$ 1.080,00 (investimento total) Inclui: apostila, formatura (aluguel do local, fotos e impressos). Pagamentos à vista: 10% de desconto Descontos para profissionais da educação, ex-alunos e contadores de histórias: 10% Para saber mais, visite o site da Aletria ou a fan page do curso no Facebook.  

Inscrições abertas para o Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa

As inscrições para o Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa – Oceanos 2018 estão abertas até o dia 18 de março. Gratuitas, podem ser feitas pela editora ou pelo autor da obra. Editores ou autores devem preencher todos os campos do formulário de inscrição e anexar à plataforma uma versão em PDF do livro inscrito, mesmo que a obra tenha sido publicada apenas em versão digital (não serão aceitas versões em e-Pub ou outros formatos digitais). As inscrições serão validadas pela curadoria do prêmio, formada pelos brasileiros Selma Caetano, Mirna Queiroz e Manuel da Costa Pinto, e pela portuguesa Isabel Lucas, de acordo com os requisitos do regulamento de 2018. Cada jurado terá acesso, via sistema, a até 55 livros entre os inscritos para ler e avaliar – de modo que cada obra inscrita passe por três avaliações, por diferentes jurados, na fase inicial do prêmio. Os livros analisados apresentarão uma marca-d’água Oceanos com o nome do jurado que deve ler e avaliar a referida obra, e os PDFs enviados nas inscrições serão de acesso restrito aos jurados e aos curadores do prêmio – para assegurar que as obras circulem apenas no âmbito do Oceanos. Podem concorrer todos os livros publicados em língua portuguesa, em versão impressa ou digital, nas categorias Poesia, Romance, Conto, Crônica e Dramaturgia (com exceção de adaptações), desde que tenham a primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017. Literatura para o público infantil e juvenil não pode ser inscrita. Livros com primeira edição no Brasil devem ter a comprovação de registro de ISBN. Leia com atenção o regulamento antes de fazer a inscrição. Clique aqui para abrir o formulário de inscrição. Para ler o regulamento do Prêmio Oceanos, clique aqui.