A Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, que completou 106 anos nesta segunda-feira (26 de março), deverá promover ações para ajudar as pessoas no combate a depressão e ao suicídio em Mato Grosso.
O projeto, chamado ‘Todos pela Vida’, acontece em parceria com o grupo Clichês na Rua e foi lançado nesta segunda-feira, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.
Com o slogan “Depressão e Suicídio, Falar é a Melhor Opção”, o projeto desenvolve ações de conscientização por meio da biblioterapia, com palestras, exposição de cartazes e direcionamento de atividades para o público-alvo.
Segundo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT), Waldineia Almeida, o projeto conta com profissionais na área de psicologia, psiquiatria, nutrição e educação física, que estarão à disposição da população.
De acordo com ela, as palestras e atividades na biblioteca estadual devem ocorrer de 3 a 5 de abril. Depois, o projeto irá se estender para as escolas estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital.
“Queremos mostrar e conscientizar toda a população, jovens e adultos, que têm pessoas que sofrem de depressão e têm vergonha de falar. Isso existe, não é frescura e precisamos falar”, disse a coordenadora.
Uma marcha com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre depressão e suicídio também está sendo organizada e deverá ocorrer em junho deste ano, com início na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e término na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá.
Fonte: G1
Escreva um comentário