A Feira do Livro de Joinville acontece de 8 a 17 de junho com o objetivo de popularizar o livro e democratizar a leitura, através de eventos literários em diversos lugares do país. O evento é realizado pelo Instituto de Cultura e Educação e acontece desde 2004, com escritores nacionais e atividades gratuitas.

Al√©m do autor homenageado, o dramaturgo e roteirista da Rede Globo Walcyr Carrasco, outros 18 nomes j√° confirmaram presen√ßa no evento. Entre eles o ator e escritor¬†L√°zaro Ramos;¬†Miriam Leit√£o, jornalista que atua h√° mais de 40 anos na √°rea econ√īmica, mas tamb√©m escreve para o p√ļblico infantil; a mineira¬†Concei√ß√£o Evaristo, poetisa, romancista e um dos principais nomes da literatura brasileira e afro-brasileira; e¬†Beatriz Myrrha, contadora de hist√≥rias, musicista e escritora. Todos esses nomes participaram este ano da Feira, fizeram o maior sucesso entre o p√ļblico e ficaram satisfeitos em poder voltar ao evento para novos lan√ßamentos em 2018.

Entre os convidados que nunca estiveram na Feira do Livro de Joinville ou j√° participaram h√° mais tempo, est√£o confirmados: o mineiro¬†Affonso Romano de Sant‚ÄôAnna, poeta, cronista, jornalista e autor de mais de 40 livros;¬†Celso Sisto, escritor, ilustrador, contador de hist√≥rias e respons√°vel pela forma√ß√£o de in√ļmeros grupos de contadores;¬†Leo Cunha, escritor, tradutor e jornalista tamb√©m mineiro e autor de mais de 40 obras infantis e juvenis, al√©m de cr√īnicas e tradu√ß√Ķes;¬†L√©onora Miano, escritora romancista franco-camaronesa que vir√° da Fran√ßa para mostrar suas importantes e mais recentes obras na Feira do Livro de Joinville; a escritora e jornalista √≠talo-brasileira com mais de 50 t√≠tulos publicados no Brasil e no exterior¬†Marina Colasanti;¬†Marisa Lajolo, ensa√≠sta, pesquisadora, cr√≠tica liter√°ria, autora de literatura juvenil e professora universit√°ria paulista;¬†Matheus Leit√£o Netto, escritor e jornalista, especializado em jornalismo investigativo, filho de¬†Miriam Leit√£o¬†e autor de¬†Em nome dos Pais;¬†Mary e Eliardo Fran√ßa, casal de escritores mineiros que tem mais de 300 livros infantis publicados; ¬†Nara Vidal, escritora tamb√©m mineira, autora de livros infantis, juvenis e agora tamb√©m adultos;¬†Pedro Bandeira, escritor paulista que est√° entre os escritores de literatura infanto-juvenil mais vendidos no Brasil;¬†Rog√©rio Delayon, violonista, arranjador, compositor e produtor musical;¬†Thelmo Lins, cantor, compositor, ator, produtor cultural, jornalista e escritor; e¬†Vladimir Netto, jornalista e escritor, que vir√° √† Feira do Livro com o irm√£o Matheus e a m√£e Miriam Leit√£o e tem entre seus trabalhos o livro¬†Lava Jato, de 2016.

A Feira do Livro de Joinville tem um forte caráter didático não só pelo incentivo geral à leitura em todas as idades, mas pelas ferramentas que oferece previamente e durante todo o evento. Um exemplo é o Seminário Catarinense de Educadores e Mediadores de Leitura, oferecido gratuitamente aos professores, mediadores de leitura e educadores em geral, com certificado e carga horária de 20 horas.

Entre os objetivos do Semin√°rio, que em 2018 chega a segunda edi√ß√£o, est√£o a reflex√£o e discuss√£o em torno de quest√Ķes relevantes da educa√ß√£o e da leitura, a experi√™ncia pr√°tica no aproveitamento da leitura liter√°ria em sala de aula e em bibliotecas, a frui√ß√£o est√©tica pela participa√ß√£o em espet√°culos baseados na leitura, e o contato com grande variedade de obras liter√°rias e relativas √† educa√ß√£o, no ambiente da Feira do Livro. A programa√ß√£o do Semin√°rio conta com palestras, oficinas, mesa redonda e debates com algumas das atra√ß√Ķes convidadas da Feira.

Outro destaque são os concursos promovidos pela Feira e que envolvem os amantes das letras na construção de novas histórias.

Р Concurso Leitores de Joinville, que vai para sua terceira edição promovendo a leitura de jovens estudantes de diversas escolas de Joinville. O envolvimento começa bem antes do início da Feira, pois as escolas incentivam seus alunos e até produzem aulas específicas de redação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os trabalhos selecionados em cada escola são apreciados por uma Comissão Julgadora da Feira, que indica os melhores em cada categoria, levando em conta a clara autoria do aluno, originalidade e adequação dos comentários sobre o texto produzido a partir de uma das obras indicadas no regulamento.

РContadores de História, que oferece uma oportunidade para quem quer encantar as crianças narrando uma historinha para elas. Quem decide se aventurar nesta importante fantasia infantil escolhe uma das obras listadas, segue o passo a passo do regulamento e tem a chance de ser selecionado para fazer uma audição dias antes da Feira. Os selecionados se apresentam como parte da programação do evento.

– A novidade para 2018 √© a cria√ß√£o do Pr√™mio Joinville de Cria√ß√£o Liter√°ria que dar√° mais uma oportunidade de destacar os amantes da escrita por interm√©dio de suas pr√≥prias cria√ß√Ķes. Em breve o regulamento para todas essas atividades estar√£o dispon√≠veis no site da Feira do Livro, edi√ß√£o 2018.

Acesse a programação completa.

 

 

Com informa√ß√Ķes de “A Not√≠cia” e ag√™ncias.