Consolidar as bibliotecas como espaços de livre acesso, trabalhar pela inclusão social e contribuir para o desenvolvimento de uma rede de bibliotecas ibero-americanas. Esses são os objetivos do 6º Concurso de Ajudas, que está buscando projetos inovadores para financiar na América Latina e península ibérica.

Promovido pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), serão US$ 140 mil distribuídos entre os projetos vencedores, no valor máximo de US$ 28 mil por iniciativa premiada. Podem participar instituições públicas, comunitárias ou populares; associações, redes e sistemas de bibliotecas; e organizações públicas e privadas que possuam projetos para desenvolvimento de bibliotecas nos países membros.

Serão aceitos projetos nas seguintes categorias:

  1. Serviços bibliotecários inovadores (leia aqui a definição, em espanhol) desenvolvidos por dois ou mais países ibero-americanos, sendo pelo menos um deles membro ativo do programa Iberbibliotecas;
  2. Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou locais. Devem cumprir um ou mais dos objetivos abaixo:
    1. Desenho de planos estratégicos;
    2. Estudos de valor das bibliotecas;
    3. Estudos de avaliação dos serviços;
    4. Desenho de planos de fomento à leitura;
    5. Desenvolvimento de estratégias de comunicação digital;
    6. Definição de padrões de serviço;
    7. Plano de gestão de coleções.

As inscrições podem ser feitas até 13 de abril, seguindo as instruções presentes no site do concurso. Serão avaliados pontos como pertinência, relevância, impacto, viabilidade financeira e capacidade do órgão para gerir o projeto. Participe!

Conheça a Iberbibliotecas

O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas tem como objetivo promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todos os cidadãos. Isso é feito com a criação de uma rede de cooperação entre os países da América Latina e da península ibérica, potencializando recursos em uma plataforma comum a todos. O Brasil é um dos países que fazem parte do programa, junto com Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai e Peru, além da cidade de Buenos Aires. Para mais informações, conheça o site da Iberbibliotecas.