Muito mais do que criar novos produtos tecnológicos que atendam o crescente mercado informacional, as empresas que atuam no mercado de software devem antecipar as demandas dos seus usuários de modo a desenvolver produtos inteligentes e sustentáveis que venham suprir, de maneira inovadora, as necessidades destes últimos. A Praxis Softwares Gerenciais, com mais de 20 anos de atuação no mercado de softwares para bibliotecas, é uma dessas empresas que fazem da inovação o seu maior aliado.

No dia 09 de outubro, foi lançado, em Belo Horizonte, o mais recente produto desenvolvido pela Praxis: um Repositório Digital (RI) para gerenciar a produção acadêmico-científica, técnica e artístico-cultural em instituições de ensino. Na ocasião, Aquiles Alencar-Brayner, mestre em Ciência da Informação pela Universidade da Cidade de Londres e doutor em Literatura Brasileira pelo King’s College, na Inglaterra, ministrou a palestra “Curadoria em Repositórios Digitais” para apresentar o tema aos convidados.

Dada a complexidade dos diferentes formatos e objetos eletrônicos que os repositórios digitais albergam, é imprescindível que os softwares de gestão desses repositórios sejam amigáveis e confiáveis para os seus usuários. Segundo Alencar-Brayner, “através de sua plataforma interativa, o RI desenvolvido pela Praxis consegue provar a máxima de que nem toda tecnologia que lida com sistemas complexos deve, necessariamente, oferecer soluções complicadas. Muito pelo contrário, os produtos desenvolvidos pela Praxis estão pautados em tecnologia que garante aquilo que eu denomino os “10 ins” essenciais para a gestão de objetos e dados digitais: 1. Integridade dos conteúdos digitais; 2. Integração de diferentes conteúdos e formatos eletrônicos; 3. Interoperabilidade entre sistemas e plataformas; 4. Instantaneidade do acesso; 5. Interação entre objetos digitais e seus usuários; 6. Informação precisa para maior eficiência e confiabilidade nos resultados de buscas; 7. Incorporação de novos conteúdos digitais, 8. Interpretação desses conteúdos a partir da experiência do usuário, 9. Inovação na apresentação do material em repositórios e 10. Acesso indefinido aos objetos digitais para que estes possam ser preservados para o futuro”.

O evento contou com a presença de profissionais de diversas instituições de ensino, como a Dra. Bernadete Campello, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Denise Ramos, bibliotecária da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). A Praxis irá disponibilizar a íntegra da palestra em suas plataformas digitais em breve.

Os profissionais e as instituições interessadas em informações sobre o Repositório Institucional podem acessar nosso site ou entrar em contato através do email práxis@praxis.com.br.