Entre os dias 15 e 17 de março, a Praxis Softwares Gerenciais foi palco do curso “Introdução à elaboração de diagnósticos socioeconômicos“. O treinamento versou sobre as principais metodologias para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos, culturais e ambientais, instrumentos voltados para a implementação de políticas públicas, projetos e programas em diversas áreas.
O curso foi ministrado por Clarice de Assis Libânio, socióloga com habilitação em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Sociologia e Doutora em Arquitetura e Urbanismo também pela UFMG; sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa e coordenadora-executiva da ONG “Favela é Isso Aí”.
Segundo Libânio, foi a primeira vez que três cursos ministrados juntos em apenas um treinamento de nível introdutório. Isso significa muito conteúdo em apenas três dias, mas sem perda de qualidade.
Para ela, “foi importante trazer uma visão ampla da temática, de forma a que os alunos pudessem compreender que há pontos comuns entre os vários tipos de diagnóstico, além de questões, temas e dados específicos a serem trabalhados, dependo de cada objetivo”
Participaram do treinamento gestores públicos e privados, técnicos e estudantes da área social interessados em adquirir ferramentas para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos.
“O curso me interessou porque sou responsável pela realização periódica do censo das bibliotecas públicas de Minas Gerais, competência do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, pelo qual respondo no momento. Nosso instrumento de pesquisa precisa ser reavaliado para dialogar com os principais organismos da área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas do mundo e eu precisava de conteúdo para dar andamento a esta revisão”, afirma Cleide Fernandes, Gestora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Fernandes afirma que, “o conteúdo do curso foi além das minhas expectativas. A turma interagiu muito e trocamos muitas experiências. O espaço acolhedor da Práxis propiciou a interação entre os participantes. Agora queremos o módulo 2”.
A Praxis foi parceira da ONG “Favela é Isso Aí” para a realização do curso, através da cessão do auditório para que o treinamento pudesse ser realizado em Belo Horizonte.
Novas turmas
Entre os dias 19 e 26 de maio de 2018, de 9 a 18 horas, acontece, em Lagoa Santa (MG), uma segunda turma do primeiro módulo. O treinamento será ministrado na Casa Alecrim, localizada à Rua dos Operários, 380, no bairro Joana Darc. Para saber mais e se inscrever, acesse este link.
Um segundo módulo do curso está previsto para o mês de maio. Aguardem!
Escreva um comentário