Realizado pela Funda√ß√£o Instituto de Pesquisas Econ√īmicas (Fipe) a pedido da C√Ęmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o estudo mapeia pela primeira vez o mercado do conte√ļdo digital no pa√≠s. Os dados s√£o referentes ao exerc√≠cio de 2016.

Ao todo, das 794 editoras brasileiras investigadas, 294 produzem e comercializam conte√ļdo digital, o que representa 37% do setor editorial.

A pesquisa aponta, ainda, que a atividade no país está concentrada nas editoras de obras gerais e de científicos, técnicos e profissionais, que respondem, respectivamente, por uma fatia de 55% e 23% no mercado de livros digitais.

O diagn√≥stico oferece, pela primeira vez, um panorama comparativo s√≥lido para nortear a an√°lise do conte√ļdo digital no Brasil pelos pr√≥ximos anos.

Desde 2014, os dados referentes ao mercado digital no pa√≠s estiveram integrados √† Pesquisa Produ√ß√£o e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ‚Äď fruto de uma parceria que existe h√° mais de dez anos entre a Fipe, CBL e o SNEL.

Na √ļltima edi√ß√£o da pesquisa, de ano-base 2016, os n√ļmeros n√£o apareceram em raz√£o deste diagn√≥stico exclusivo voltado para o conte√ļdo digital do Brasil.

O Censo do Livro Digital passa agora a ser uma pesquisa periódica mantida pelas três entidades, com o intuito de dar continuidade a análise da produção e comercialização de e-books pelas editoras brasileiras.

Você pode conferir toda a pesquisa através deste link.

Sobre a Praxis

A Praxis √© uma empresa baseada em Minas Gerais especializada na cria√ß√£o de solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas para bibliotecas, escolas, museus, escrit√≥rios jur√≠dicos, empresas, √≥rg√£os p√ļblicos e institui√ß√Ķes de ensino.

Você pode conhecer os nossos softwares i10 Bibliotecas, i10 Jurídico, i10 Didático e  i10 Corporativo agendando uma videoconferência ou nos dando o prazer de uma visita em nossa sede, localizada no Centro de Belo Horizonte (MG). Para saber como, clique aqui.