O Ministério da Educação publicou nesta no último dia 30 uma chamada pública para professores interessados em participar da etapa de avaliação pedagógica das obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2019. Serão selecionados cerca de 600 profissionais que tenham, pelo menos, mestrado. Os interessados têm até o dia 27 de novembro para se inscrever.
Podem participar professores das redes pública e privada da educação básica e da educação superior. Serão avaliadas cerca de 260 coleções, que têm, em média, cinco livros cada. Caberá aos selecionados verificar se os livros estão aptos para serem utilizados tanto por docentes como por estudantes. As avaliações serão realizadas entre janeiro e maio de 2018.
A novidade este ano fica por conta da avaliação dos livros destinados aos professores da educação infantil e a docentes e estudantes dos anos iniciais da educação básica. Além disso, foram incluídos pela primeira vez materiais didáticos de educação física e de projetos integradores, que trazem propostas para o ensino de várias disciplinas ao mesmo tempo.
Serão avaliados, ainda, livros de língua portuguesa, matemática, arte, ciências, história e geografia. Os professores selecionados passarão por uma formação antes de iniciar a avaliação dos livros. É vedada a participação daqueles que tenham qualquer tipo de relacionamento que configure conflito de interesse com editoras e autores.
Para participar, basta que os professores interessados acessem o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC – SIMEC e solicitem cadastro, caso não o tenham. Em seguida, devem se inscrever na opção Livro Didático. Em caso de dúvida, basta enviar um e-mail para avaliadores.seb@mec.gov.br.
Livros didáticos
A distribuição de livros, apostilas e materiais didáticos nas escolas e instituições de ensino é quase sempre uma tarefa complicada para pedagogos, professores, diretores, técnicos administrativos e para a biblioteca. São diversos controles, listas e uma logística que toma muito tempo e recursos dos profissionais envolvidos.
Pensando nisso, a Praxis Softwares Gerenciais criou o i10 Didático, um sistema web especialmente desenvolvido para realizar a gestão desses materiais.
Único software no Brasil construído exclusivamente para otimizar a distribuição e a circulação de livros didáticos entre os estudantes, o i10 Didático é de fácil utilização e totalmente intuitivo.
Os livros do programa do PNLD, designados pelo MEC, por exemplo, já estão pré-cadastrados no sistema. Basta a escolar informar quantos volumes foram recebidos, que o i10 Didático faz o resto.
Cursinhos pré-vestibulares, escolas de cursos livres, escolas de idiomas e instituições de ensino que usam apostilas também podem se beneficiar desta solução. O sistema é totalmente online e todo o controle de publicações e apostilas didáticas utilizadas pelos alunos pode ser facilmente operado por qualquer profissional na escola.
O i10 Didático tem um forte compromisso com a sustentabilidade e controla situações de baixas e a preservação física do livro. O sistema sinaliza ao estudante em que estado ele recebeu o material e como ele pode cuidar melhor do material recebido para que o próximo colega tenha uma obra em bom estado de conservação.
Para saber mais sobre o i10 Didático, clique aqui.
Sobre a Praxis
A Praxis é uma empresa baseada em Minas Gerais especializada na criação de soluções tecnológicas para bibliotecas, escolas, museus, escritórios jurídicos, empresas, órgãos públicos e instituições de ensino.
Você pode conhecer os nossos softwares i10 Bibliotecas, i10 Jurídico, i10 Didático e i10 Corporativo agendando uma videoconferência ou nos dando o prazer de uma visita em nossa sede, localizada no Centro de Belo Horizonte (MG). Para saber como, clique aqui.
(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC)
Escreva um comentário